terça-feira, 20 de novembro de 2012

Tudo sobre o Câncer da Pele, por Hugo Weiss

Às vésperas do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, celebrado no dia 24 de novembro, o dermatologista Hugo Weiss reforça um alerta já conhecido, mas que lamentavelmente muitas pessoas custam a levar em consideração: o câncer da pele pode desfigurar ou mesmo levar à morte.


Entretanto, quando tratado precocemente é quase sempre curável. “O uso regular de proteção solar, o autoexame da pele e a imediata comunicação de alterações a seu dermatologista fazem do câncer de pele uma doença altamente previsível e curável”, destaca Hugo Weiss.

Ainda assim e, mesmo sabendo que os canceres da pele são os tumores que mais afetam o ser humano e que o número de casos cresce a cada ano, pessoas insistem em se expor inadequadamente ao sol para conquistar o bronzeado em curto prazo.

Fatores de risco para desenvolver a doença

Ninguém está livre da possibilidade de desenvolver Câncer da Pele ou outros problemas de saúde, decorrentes da exposição errada aos raios ultravioleta, mas alguns fatores aumentam os riscos:

- Pessoas de pele clara;
- Pessoas cuja pele possui muitas pintas e sardas;
- Histórico familiar de câncer da pele ou outros canceres;
- Pessoas que moram em áreas do planeta com muita incidência de sol;
- Pessoas que se expõem sem proteção;
- História de queimaduras solares severas na infância e adolescência.

De olho nos primeiros sinais

As sardas já são uma amostra de que a exposição solar está acima da capacidade de defesa da pele. Os primeiros sinais são manchas brancas (leucodermias em confete) nos braços e pernas, áreas ásperas localizadas (que dão sensação de lixa) e finas rugas. E lembre-se: “qualquer alteração numa pinta, surgimento de um sinal ou lesões que demoram para cicatrizar devem ser avaliadas por um médico dermatologista”, alerta Hugo Weiss. Quanto mais rápido o diagnóstico, melhor o prognóstico.

Faça o autoexame

Fazer o autoexame da sua pele a cada três meses é o melhor método de detectar as alterações iniciais. Aprenda o passo-a-passo ensinado pelo Dr. Hugo Weiss no site da Clínica Weiss: http://www.dermanet.com.br/detalhes.aspx?Cod=48

Próximo post: Proteja-se: 11 dúvidas sobre Protetor Solar esclarecidas pelo Dr. Hugo Weiss. Não perca!

Aproveite e envie suas dúvidas sobre assunto pelo espaço de comentários. De hoje até o dia 24 de novembro, data que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, o Dr. Hugo Weiss vai chamar a atenção para o tumor que mais atinge os brasileiros – o câncer da pele. Participe!

Tudo sobre o Câncer da Pele, por Hugo Weiss

Nenhum comentário:

Postar um comentário