sábado, 24 de novembro de 2012

Vocês se lembram do caminhoneiro sem filtro solar por 28 anos?


Além do câncer da pele, tema abordado ao longo dessa semana,  Hugo Weiss aproveita para alertar para outro sério efeito da radiação solar: o envelhecimento da pele, causado pelo efeito acumulativo da radiação solar. O lado esquerdo do rosto do caminhoneiro ao lado, que corresponde ao lado da janela do caminhão e, portanto, ao lado que mais ficou exposto ao sol durante todos esses anos, traz visíveis marcas da falta da proteção.  

A exposição excessiva e/ou prolongada da pele à radiação ultravioleta (UV) resulta em várias alterações cutâneas chamadas de fotoenvelhecimento. Quanto maior a intensidade e duração da exposição solar e quanto mais clara e mais difícil de bronzear a pele, maior o dano que o sol pode causar. Clinicamente o fotoenvelhecimento pode provocar alterações na textura e cor da pele, deixando-a áspera e amarelada. Também pode induzir o surgimento de manchas, pequenas veias dilatadas, rugas, flacidez, ressecamento e, é claro, a formação do câncer da pele.

Assim como a melhor maneira de prevenir o câncer da pele é a proteção solar, o mesmo se aplica para a prevenção do envelhecimento da pele. Além disso, também existem vários produtos e procedimentos médicos capazes de reverter algumas das alterações que ocorrem no fotoenvelhecimento.

PRODUTOS

Ácido Retinóico: Provoca a descamação da camada mais externa da pele e estimula a reposição da mesma por células mais novas e mais saudáveis. Estimula a produção de colágeno, suaviza as rugas finas da pele e atenua as manchas. São necessários vários meses de tratamento para se alcançar estes resultados. 
Alfa-hidroxiácidos: Apresentam ação semelhante ao ácido retinóico na renovação da camada mais externa da pele. Com o uso regular destes produtos, a pele torna-se mais macia e com aparência mais bonita e mais jovem. Comparados com o ácido retinóico, geralmente não deixam a pele sensível ao sol e são menos propensos a causar irritação. 
Vitamina C: Entre os seus efeitos destaca-se o seu envolvimento na formação do colágeno. Tem efeito antioxidante, capaz de bloquear os prejuízos causados pelos radicais livres. Não deixa a pele sensível ao sol e, como os produtos anteriores, tem seus benefícios evidenciados após meses de uso.

Filtro solar: usado diariamente previne o aparecimento ou a progressão das alterações relacionadas ao fotoenvelhecimento.

PROCEDIMENTOS 

Laser Fracionado CO2: É uma tecnologia que associa um tipo de laser usado há anos com o avanço do fracionamento. A pele é renovada em todas as camadas, proporcionando resultados visíveis e muito satisfatórios.

Luz Intensa Pulsada Cutera: 
Utilizando tecnologia de última geração, o tratamento com luz pulsada possui comandos que permitem a adaptação para cada tipo específico de pele. Isso melhora o conforto do paciente, além de ser um procedimento muito mais seguro.


Fica a dica de Hugo Weiss: “sabendo que os efeitos danosos do sol são acumulativos, é importante que se inicie a proteção solar desde a infância, principalmente porque a exposição solar até os 18 anos é maior do que no restante da vida”.

 


Fotoenvelhecimento, por Hugo Weiss

Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.



Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário